Características e comportamentos

As moscas são encontradas normalmente em locais onde haja algum tipo de matéria orgânica em fermentação. É nesses locais que liberam seus ovos. Sendo por demais prolíficos, não acompanham a evolução de seus filhotes, mas cuidam em oferecer aos recém-nascidos condições de sobrevivência.

Assim, instintivamente escolhem materiais que sirvam de alimentação às futuras larvas, como: lixo, esterco, restos de vegetais e animais em decomposição, fezes de animais ou humanas. Ao fazer isso, torna-se uma terrível ameaça ao homem, pois microorganismos grudam-se a suas patas e pêlos, acompanhando-as em seus vôos e pousos futuros.

Os insetos não se alimentam da mesma maneira. Alguns são dotados de um aparelho bucal mastigador, que arranca pedaços do alimento. Outros já possuem um aparelho com ação semelhante a de uma seringa, sugando o sangue de animais e de pessoas. A mosca doméstica, no entanto, tem um tubo com uma membrana esponjosa na ponta.

Quem assistiu ao filme “A Mosca” certamente se lembra da maneira como o homem-mosca se alimentava, liberando sucos digestivos sobre o alimento, dissolvendo-o e sugando-o depois. Antes de comer, ela literalmente vomita sobre o alimento, depois usa seu tubo para sugar a comida liquefeita.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *