Ciclo de vida e reprodução

O ciclo de vida das moscas é bastante rápido, diretamente proporcional às altas temperaturas e a presença de umidade. Esse ciclo é chamado de holometabólico, porque ela passa por algumas fases até chegar a forma adulta.

Esse inseto já começa sua vida produzindo ovos, cerca de 120 ovos a cada postura. Durante sua vida, ela irá repetir essa postura cinco ou seis vezes em média. Estudos desse ciclo biológico revelam que um simples casal de moscas, em quatro meses, é capaz de produzir 191.000.000.000.000.000.000 descendentes, considerando-se que todos os seus filhotes e os filhotes de seus filhotes sobrevivam.

Os ovos eclodem num prazo de dez a vinte e quatro horas, dependendo das condições de calor e umidade. Desses ovos surgem pequenas larvas, brancas, que alcançam seu tamanho ideal em cerca de cinco dias. Após esse tempo, a larva procura um ambiente fresco e seco para pupar, de preferência debaixo de folhas, capim, terra fofa ou outro ambiente apropriado.

Ali tomam a forma de uma pequena cápsula oval clara que vai escurecendo à medida que o processo de transformação vai evoluindo. No interior da cápsula, a mosca toma sua forma adulta. Após o período pupal, ela se livra da cápsula com a ajuda de uma membrana que possui no alto da cabeça. Através de movimentos repetidos de vai e vem, força a saída e ganha a liberdade para iniciar seu próprio novo ciclo.

Desde a postura do ovo até a fase final, uma semana em média decorreu.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *