Sintomas e Tratamentos

Aranha Armadeira (Phoneutria sp)
O sintoma predominante é uma dor intensa no local, sendo visível a picada da aranha. Outras manifestações são: edema, vermelhidão e sudorese. Os acidentes podem ser considerados: Leves, Moderados ou Graves. Sendo que em 91 % dos casos, são considerados Leves com sintomatologia local.

O tratamento em geral consiste de aplicação local de anestésico e, em casos mais graves, a aplicação do soro antiaracnídico.

Aranha Marrom (Loxosceles sp)
A picada é quase sempre imperceptível, e os sintomas se acentuam após 24 a 72 horas decorridas do acidente. O envenenamento se apresenta sob dois aspectos básicos: Forma cutânea com ações necrosantes nos tecidos, e a Forma Cutânea Visceral, sendo esta responsável pela principal causa de óbito, uma vez que evolui para a insuficiência renal.

O tratamento é feito com soro antiaracnídico ou antiloxoscélico.

Aranha Viúva Negra (Latrodectus sp)
Geralmente o quadro se inicia com dor no local da picada após 15 a 60 minutos. De acordo com a intensidade e a extensão da picada, podem ocorrer além de manifestações gerais, também manifestações motoras, com dores irradiadas nos membros inferiores e contratura facial; cardiovasculares, com taquicardia e hipertensão; e ainda com menor frequência ocorrem manifestações digestivas, com náuseas e vômitos; geniturinárias, com retenção urinária e dor testicular; e oculares, com edema bipalpebral.

O tratamento é realizado conforme a sintomatologia, e os pacientes devem permanecer hospitalizados por um período mínimo de 24 horas. Nos casos mais graves o soro antilatrodectus deverá ser ministrado.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *